Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Novidades: Depois de uma angústia suprema com a "porcaria" dos antibióticos (claritromicina) , fui há pouco consultar um otorrino (também porque a GO me aconselhou a fazê-lo) e eis que: NADA DE ANTIBIÓTICOS, afinal NÂO é uma laringite... É refluxo que me queimou as cordas vocais (seu danado!). Eu bem que achava que tinha cá um vulcão, quando começou a dor de garganta... Bem, não há antibióticos, mas há um "não-sei-o-quê" (omeprazol) para protecção do estômago. Mas, agora, eis a questão: não é possível apenas corrigir a dieta? Eu não sinto azia (e ainda bem), mas pelos vistos, tenho-a...hum... estou-me a passar...
Para os incultos, como eu, aqui fica uma explicação:
Refluxo gastroesofágico pode afetar também a laringe e a faringe
Se você tem com freqüência pigarro, tosse crônica, rouquidão e dor de garganta, atenção! O culpado por isso pode ser o refluxo, um retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, que pode também atingir a laringe e a faringe. Todos nós apresentamos, normalmente, vários episódios de refluxo ao longo do dia, principalmente após as refeições. Porém, quando o refluxo se torna excessivo, causando sintomas ou lesões, denomina-se doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE).
O quadro clássico costuma se manifestar com dores no estômago, má digestão e queimação na altura do esôfago. O sintoma mais comum é a azia (pirose), que ocorre por causa da acidez elevada do suco gástrico refluído. O ácido atinge regiões não preparadas para esse contato, provocando inflamação crônica.
Estudos realizados nos últimos dez anos mostram a incidência da forma atípica de manifestação da doença, chamada de refluxo laringofaríngeo, problema que está chamando a atenção dos especialistas. Quando ultrapassa o esôfago e sobe até a garganta, pode ferir as cordas vocais e a faringe, afetando assim a saúde vocal e prejudicando principalmente os profissionais da voz, como professores, cantores, locutores.
E pronto!
Agora é só decidir se tomo este medicamento ou não...